quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vereadores definem ações para continuar a luta em defesa da ampliação do Tebig




Os vereadores vão sustentar a defesa da ampliação do Tebig e cada parlamentar vai mobilizar pessoas e entidades em defesa dessa obra. As intenções do Governo do Estado são claras e conduzem ao risco de encerramento das atividades do terminal. Não vamos assistir a isso sem brigar. A luta pela ampliação do Tebig continua!

Por isso, os vereadores de Angra dos Reis se reuniram ontem, terça-feira, para discutir a organização dos eventos e atividades sugeridas na audiência pública que debateu a obra no terminal de petróleo da Baía da Ilha Grande há duas semanas.

O primeiro compromisso dos vereadores será nesta sexta-feira, 1, quando um grupo de parlamentares da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados visitará o Tebig. Acompanhados do deputado federal Fernando Jordão, os deputados querem conhecer melhor as atividades e os planos de expansão do terminal. Os vereadores querem que os dois deputados federais de Angra, Fernando Jordão e Luiz Sérgio, solicitem audiências com a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffman, e com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para que possamos mostrar os prejuízos, para Angra e para a Petrobras, decorrentes da não ampliação do Tebig.

Ação no Ministério Público

Também decidimos encaminhar ao Ministério Público Estadual e Federal um pedido de averiguação a respeito dos procedimentos de licenciamento do Tebig e do terminal privado de Maricá. A denúncia será baseada da suspeita de favorecimento ao projeto pretendido para a praia de Jaconé, que custa US$ 3,4 bilhões mais caro que o de ampliação do Tebig e que, na avaliação dos vereadores, é concorrente com o de Angra. A denúncia ao MP será composta, inclusive por trechos de entrevistas do secretário de Estado do Desenvolvimento do Rio, Julio Bueno, em que ele manifesta a intenção de 'retirar' a atividade de petróleo da Baía da Ilha Grande.

Reunião para decidir mobilização

Outro compromisso já decidido pelos vereadores é a realização, no dia 11 de junho, de um encontro com membros das principais entidades sociais, sindicatos, grupos religiosos, associações comunitárias, comerciantes e autoridades, a fim de decidir data e formato da mobilização que se fará para sensibilizar o governo do Estado a rever o veto à ampliação do Tebig. Estudamos uma ida, em caravana, ao Palácio Guanabara, no Rio, ou um  'Abraço ao Tebig', com o objetivo de expressar claramente o apoio da população angrense ao projeto de expansão do terminal.

O que se prepara contra Angra é um golpe. Não ãcreditamos mais no argumento de que o Tebig será mantido como está. Nos parece agora que a intenção é mesmo fechar o terminal em poucos anos e a cidade não pode aceitar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário