sexta-feira, 4 de maio de 2012

Apesar do Minc, a luta continua. O Tebig é nosso!


Foi com frustração e revolta que nós, os veradores de Angra, recebemos as declarações do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, durante audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sobre a obra de ampliação do Terminal de petróleo da Baía da Ilha Grande (Tebig), na quinta-feira, 3. 

De forma arrogante e sem apresentar argumentos técnicos, Minc foi categórico ao afirmar que a decisão de não conceder a licença para a obra está tomada.
Não aceitamos os argumentos do secretário. A cidade vai intensificar a mobilização e continuar buscando apoio. O terminal é muito importante para Angra e vamos prosseguir na luta. A mobilização do município em favor da obra deve ser ampliada.

Audiência Pública na Câmara, dia 16
 
O próximo passo será a audiência pública promovida pela Câmara, marcada para o dia 16 de maio, às 18h, possivelmente no Iate Clube Aquidabã, quando diretores da Transpetro/Petrobras apresentarão à população os dados do projeto de expansão do terminal. O objetivo da audiência, além de somar forças na luta pelo Tebig, é exatamente esclarecer a população angrense sobre a importância da obra e seus impactos econômicos, sociais e ambientais. Para a Transpetro, a opção pela ampliação do terminal em Angra é a mais barata e a que vai gerar menos impacto ambiental.

Senador Lindbergh a favor de Angra


Durante a audiência pública na Alerj, solicitada À Comissão de Minas e Energia pelo deputado estadual Gustavo Tutuca (PSB), outros parlamentares também manifestaram-se a favor da construção em Angra. Entre eles, o senador Lindbergh Farias (PT/RJ), que se comprometeu a tratar do assunto diretamente com o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB).

"Chega uma hora em que é preciso ter posição política. Essa decisão não é apenas técnica. Estarei ao lado da população de Angra, num papel de intermediador junto ao governador assim como fiz com outras questões importantes para o Estado. Angra pode contar comigo", disse Lindbergh.


Também participaram do evento os deputados estaduais Luiz Paulo (PSDB), Inês Pandeló (PT), Andrea Busatto (PDT) e Rafael do Gordo (PSB), que presidiu o início da reunião. Os deputados federais Fernando Jordão (PMDB) e Luiz Sérgio (PT) também acompanharam o debate e manifestaram-se favoráveis ao empreendimento, como já haviam feito em outras oportunidades. Dezenas de moradores de Angra também foram em caravana para a Assembleia do Estado a fim de acompanhar os debates, mas como a reunião foi realizada num plenário apertado, alguns acabaram ficando de fora. Entre as autoridades municipais, todos os 12 vereadores e o prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB), também compareceram ao debate.

SOS Jaconé. Porto Não


Também estiveram presentes ativistas ambientais do movimento "SOS Jaconé. Porto Não", contrários à construção de um megaporto na paradisíaca praia de Jaconé, em Maricá, que seria a alternativa ao Tebig, segundo quer Minc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário