segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

3 anos de mandato: transparência, ética, participação popular


Neste mês de dezembro de 2011 completa-se o terceiro ano do meu mandato, o meu primeiro mandato como vereador da minha querida Angra dos Reis. Fui o quinto mais votado dos 12 eleitos em 2008.

No final de 2010 decidi me candidatar à presidência da Câmara e desde o dia 1 de janeiro de 2011 a Câmara de Vereadores de Angra dos Reis tem, pela primeira vez em sua história, um presidente do PCdoB. Eleito por unanimidade pelos demais 11 vereadores que formam o Legislativo angrense, tomei posse destacando a transparência, a ética, o controle dos gastos públicos e a aproximação, cada vez maior, do Legislativo com o povo, com o morador de Angra.
 
Assim, estimulei e sugeri diversas audiências públicas e sessões especiais que pudessem atrair grande público para o debate na Câmara, como as sessões especiais que discutiram a questão da segurança das usinas nucleares (foto ao lado) e a poluição na Baía da Ilha Grande. Também participei ativamente da organização e mobilização da audiência pública que debateu a questão das enchentes provocadas pelo Rio Mambucaba, no Parque Mambucaba.

Como a transparência é uma das palavras de ordem da minha gestão, as licitações passaram a ter transmissão ao vivo pela TV Câmara. É uma ação histórica no legislativo angrense e a primeira vez que isso acontece no Poder Público de Angra dos Reis.

Além disso, pela primeira vez em mais de 15 anos, a Câmara de Angra dos Reis realizará um concurso público para a contratação de 100 servidores, um dos compromissos assumidos quando tomei posse. Entre as oportunidades estão funções de níveis médio e superior, para as quais toda a população de Angra dos Reis pode se habilitar.

Angra sempre

A minha preocupação permanente com os problemas e as questões relevantes que dizem respeito à cidade e aos seus moradores fazem com que eu mantenha um relacionamento estreito com o executivo municipal, levando frequentemente ao prefeito e ao secretariado as demandas, não só do legislativo, mas, principalmente, do angrense. Além disso, logo no início do meu mandato como presidente, procurei o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão (foto), levando várias demandas do município, em especial a questão da Cedae. Em seguida, promovi uma reunião de todos os vereadores com o vice-governador no Palácio Guanabara.

Também estive com o ministro da Pesca, o angrense Luiz Sérgio (foto), em Brasília, e em companhia de outros vereadores, discutindo ações para o setor e levando reivindicações dos pescadores. Também me encontrei com a deputada estadual Aspásia Camargo, do PV, a quem levei a preocupação de moradores da Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, em relação ao projeto que cria no local a Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

A preocupação com a segurança de uma cidade que cresce rápido, como é Angra dos Reis, me levou a procurar o diretor do Disque Denúncia, Zeca Borges, com quem discuti, no sede do órgão, localizado no prédio da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, a instalação do serviço em Angra dos Reis. Em seguida, promovi um encontro, também no Rio de Janeiro, de Zeca Borges com o prefeito Tuca Jordão.

Ao lado do povo

Desde o tempo em que exercia a advocacia, sempre me preocupei em ajudar as comunidades menos assistidas pelo poder público, defendendo diversos trabalhadores e famílias que não tinham condições de ter um advogado. Um exemplo dessa luta foi a atuação na defesa dos moradores da Itinga pela conquista da posse da terra. A luta valeu à pena. Hoje, mais de 1.200 famílias estão com suas moradias asseguradas. Mais que isso, consegui que o poder público urbanizasse a área, que hoje conta com 80% de suas ruas asfaltadas, e superou o problema da falta d’água.(Na foto ao lado, o prefeito Tuca Jordão vistoria as obras de asfaltamento na Itinga)

Com o mesmo ímpeto e preocupação, procuro estar em permanente contato com a população, ouvindo suas reivindicações, mostrando as soluções possíveis, promovendo o encontro das comunidades com o poder público e participando dos movimentos da sociedade por melhores condições de vida.

Participação política

Ser atuante significa participar ativamente da vida política de Angra. Por isso, participo e sou solidários, por exemplo, da luta dos estudantes do Ceav e também procuro atuar nas campanhas eleitorais dos sindicatos angrenses, tendo contribuído para a vitória das novas diretorias dos sindicato dos Metalúrgicos e dos Estivadores

Moções de aplauso
Valorizar e dignificar a atuação dos angrenses que lutam por sua cidade é o objetivo da Moção de Aplauso da Câmara. Ser agraciado por uma Moção de Aplauso é uma forma de ver reconhecida a sua participação na sociedade. Como exemplo, a que foi entregue aos familiares dos bombeiros. Em meu mandato, sugeri e entreguei diversas moções de aplauso para instituições e pessoas que se destacam na vida angrense, como os policiais civis, a diretora comercial da Companhia Docas, Eliane Barbosa e a Associação de Moradores da Região Norte.

Este é apenas um resumo da minha atuação nesses três anos de mandato. Ainda há muito o que fazer em 2012. Espero continuar contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da minha cidade e, para isso, preciso sempre do apoio e colaboração dos angrenses.

5 comentários:

  1. ola josé antônio muitas pessoas com idade de 18 anos proucuram emprego em angra mas nunca achamos ta na hora de alguém promove algum trabalho que empregue jovem aprendiz

    ResponderExcluir
  2. Acrescento que Angra dos Reis não tem cursos profissionalizantes gratuitos, o Senai e CEFET oferecem poucas vagas.Como lançar esses jovens no mercado de trabalho? Jovem Aprendiz é uma ótima sim, mas só sabem enfiar esses jovens para trabalharem em porta de supermercado empacotando compras...será que algum vereador teria coragem de colocar seus filhos nesses empregos?
    Jovens têm que se deslocar para o Rio de Janeiro e/ou Volta Redonda para fazer uma faculdade...
    tudo aqui para os jovens realmente é muito difícil e entendo a preocupação do colega que postou um comentário!!
    Amigo José Antônio, tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente e confio que uma andorinha só não faz verão, mas sei que o senhor pode ajudar nossos jovens de Angra dos Reis a se aperfeiçoarem para terem um futuro promissor...
    Contamos com seu apoio!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, pessa para atualizar sempre que tiver informações novas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns vereador Dr.José Antonio Gomes, por criar mais um veículo de comunicação entre V.Excia. e a população Angrense.

    ResponderExcluir